Recuperação judicial e falências em alta
- Barcelos Advogados
- 8 de jul. de 2023
- 1 min de leitura
Atualizado: 16 de fev. de 2024
Os pedidos de Recuperação Judicial e Falências dispararam em 2023, especialistas alertam que o pior ainda está por vir, diante de fatores como crise de crédito e juros elevados.
O crescimento do número de pedidos de recuperações judiciais (RJ) e de falências reflete um cenário conturbado, com a contínua alta dos índices de inadimplência, a manutenção do juro em patamares elevados, a inflação ainda elevada, o crédito mais restrito e a desaceleração da atividade. Especialistas alertam: o pior ainda está por vir. (Fonte: Valor Econômico)
“Tivemos desde setembro de 2021 o início de uma tendência de crescimento da inadimplência”, afirma o economista-chefe da Serasa, Luiz Rabi. “Atravessamos 2022 com curva ascendente em praticamente todos os meses, com a taxa de inadimplência crescendo por praticamente 15 meses seguidos. Era natural que em algum momento esse cenário levasse a uma situação de insolvência, que é o que está acontecendo.”
Segundo Rabi, 2023 começou com a maior quantidade de pedidos nos últimos três anos, e o economista diz ver um caminho para a aceleração das decretações de falências. “Estamos nessa fase anterior do aumento de falências, porque muitas empresas se percebendo em dificuldades não têm outro recurso senão entrar num processo de RJ”, diz. Nem todas conseguem se recuperar.

Comments